4 de maio de 2020

Saiba mais sobre Corona Virus – COVID-19

O novo Corona vírus chegou ao Brasil no inicio de 2020, e diante de uma pandemia mundial, alguns cuidados podem ser feitos para evitar a contaminação.

O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada por tosse e espirros) e toque de superfícies contaminadas.
Os sintomas podem incluir febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias e levar à morte em alguns casos.

Até o momento, sabe-se que o vírus tem afetado de forma mais grave pessoas mais velhas e com doenças crônicas (como diabetes, hipertensão e doenças auto imunes) mas as crianças, adolescentes e jovens tão podem ser afetados ou mesmo transmissores da doença. Por isso, todo cuidado é importante e não exagero.

Foi recomendado pelo governo do estado de Alagoas que sejam utilizadas máscaras de proteção individual. Devido a dificuldade de encontrar máscaras descartáveis, foi orientada a utilização de máscara de pano caseiras. Mas porque utilizar máscaras? Entenda melhor através do quadro abaixo:

 

 

A utilização de máscaras é uma maneira importante para evitar a contaminação, mas máscara NÃO DEVEM SER UTILIZADAS por crianças ABAIXO DE 24 meses de vida. Pois, podem provocar sufocamento nas mesmas, então orienta-se evitar sair de casa com os mesmos e incentivar o hábito de lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Outras medidas também podem/ devem ser adotadas:

– Limpar o ambiente o chão com solução de água sanitária e água (proporção de 10ml de água sanitária para 1 litro de água) ao menos 1 x ao dia;

– Passar álcool 70% nos brinquedos (de preferência à noite) para que evapore;

– Caso a criança utilize chupeta, lavá-la sempre com água e sabão e se possível ferver a mesma;

– Os adultos quando retornarem da rua, o ideal é tomar banho e colocar uma roupa limpa antes de fazer os serviços demais em casa;

– Higienizar sempre as compras ao chegar. Criar o hábito de criar uma “zona suja” para colocar os alimentos que chegaram da rua e depois ir lavando com água e sabão o que pode ser lavado, ou passar um pano com álcool 70 nos itens que não podem ser lavados.

– Comidas de delivery, o ideal é que descarte toda a embalagem que veio o alimento/ produto e colocado em um recipiente previamente higienizado.

Devemos sempre limpar as superfícies da casa com detergentes, desinfetantes que irão combater o vírus, além daqueles locais geralmente mais “esquecidos” como maçanetas de portas, caixas de tomadas, portas etc.

O vírus tem o poder de duração geral de:

Plástico – geralmente dura 05 dias;

Papel – 04 a 05 dias;

Luva cirúrgica – 08 horas;

Aço – 48 horas;

Alumínio – 2 a 8 horas;

Madeira – 04 dias;

Vidro – 04 dias.

 

 

Se possui FEBRE associadas aos sintomas:

  • Tosse ;
  • Dificuldade de respirar;
  • Dores de cabeça, dores de garganta ou musculares;
  • Diarréia;
  • Perda de olfato ou paladar.

Fique em CASA de repouso ou piorando os sintomas procure um hospital de referência na sua região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *